Nem parece que faz tanto tempo assim que você iniciou os estudos no Ensino Superior e agora o ciclo está para terminar, não é mesmo? Pois é. Para além de saber como organizar uma festa de formatura, uma das maiores preocupações dos universitários é encontrar um bom estágio no último ano da faculdade.

Concluir os estudos com um emprego garantido é um privilégio reservado, na maior parte dos casos, para quem já tem um passo encaminhado graças ao estágio. Se a ideia de ficar desempregado no final da graduação assusta você, confira agora nossas melhores dicas para que você não fique para trás na reta final. Acompanhe!

1. Invista em contatos

O estágio no último ano da faculdade pode ser um mero fruto de bons contatos. Portanto, obrigue-se a interagir e criar comunicação com as pessoas do ambiente acadêmico. A faculdade oferece muitas oportunidades para quem deseja garantir contato sólidos no futuro. Afinal, uma mão lava a outra e você poderá ser ajudado com indicações ou propostas. Esteja perto dos professores que mais admira e crie laços com colegas produtivos.

2. Desenvolva novas habilidades

Na disputa por uma vaga de estágio, os cursos complementares podem fazer toda a diferença. Várias faculdades costumam oferecer cursos extras que contribuem para o desenvolvimento profissional.

Quanto mais habilidades você adicionar ao seu currículo, mais chances você terá de receber as portas abertas. Fique informado sobre os meios de qualificação e procure descobrir maneiras de desenvolver habilidades que aumentarão suas possibilidades de modo prático.

3. Saiba balancear o estágio e a vida acadêmica

É claro que encontrar um estágio no último ano da faculdade é importante. No entanto, tão relevante quanto é concluir sua formação com notas altas e ótima perfomance. Tome cuidado para não esquecer que estágios são complementares e que, na reta final, você precisa de tempo e dedicação para concluir tarefas como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O mercado dá valor aos estagiários, mas você não precisa se sacrificar a ponto de perder no rendimento pessoal.

4. Não atire para todos os lados

Se a sua ideia é distribuir currículos para milhares de vagas aleatórias, você perderá tempo e energia. Por mais que o alarme esteja soando, de nada vai adiantar uma ação sem critérios e aos desesperos.

Mantenha a calma, reflita sobre onde você quer chegar, analise a sua própria bagagem acumulada e entenda com clareza quais são as tarefas com as quais você tem mais afinidade. Atirar para todos os lados poderá fazer com que você corra o risco de cumprir tarefas que não suporta, trazendo consequências desagradáveis para sua carreira.

5. Mostre que você conhece a empresa

Conseguiu agendar uma entrevista e está prestes a se sentar de frente para um avaliador? Não entre em pânico. Pelo contrário. Estude a empresa e, durante a entrevista, faça questão de demonstre os seus conhecimentos sobre ela.

É importante que você deixe claro o interesse na oportunidade. Evidencie suas competências comportamentais com equilíbrio, revelando a capacidade de trabalhar em equipe, adaptabilidade e boa comunicação.  Pense positivo! O não você já tem. Corra atrás do sim.

Seguindo essas dicas, suas chances de encontrar um ótimo estágio no último ano da faculdade serão maiores. Se as coisas estiverem muito difíceis, fique em alerta. Muitos estudantes sofrem de depressão no fim da graduação e só se dão conta de que o assunto é grave quando a saúde está comprometida. Aproveite para conferir nosso artigo sobre esse assunto e tirar suas dúvidas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *