Então a responsabilidade de conduzir um enunciado e tudo o que você quer saber é como fazer um discurso de formatura memorável. Seja na faculdade, curso ou colégio, representar a todos os colegas da turma não é para qualquer um.

Esse tipo de discurso costuma ter relevância histórica, chamando a atenção de todos os convidados. Por sua vez, o bom orador precisa criar um texto coeso e marcante, reproduzindo as emoções de toda a turma.

Quer mesmo saber como fazer um discurso de formatura incrível? Então confira nossas X dicas e arrase!

1. Defina um tema central

O primeiro passo é desenvolver um enunciado em torno de um tema relevante para os formandos. As transformações vivenciadas pelos estudantes durante o curso, as dificuldades enfrentadas e superadas ou a união do grupo.

Tome cuidado nessa escolha, pois ela será a base para o discurso. Escolha sempre um tema que possibilite uma conclusão positiva.

2. Monte uma estrutura

Escolheu o tema? Agora é hora de montar a estrutura. Você pode utilizar os três atos textuais:

  • abertura: faça os agradecimentos, apresente o tema e prepare as pessoas para as ideias centrais;
  • desenvolvimento: conte uma história que envolva o público com exemplificações;
  • conclusão: reflita sobre o futuro profissional dos colegas de turma e faça os agradecimentos finais.

3. Enriqueça suas frases

Depois que tiver o primeiro esboço de seu discurso, é hora de reler o texto em busca de enriquecer as frases escritas. Esteja certo de que nada soa mal, ambíguo ou contraditório. Dê uma dose de emoção para as frases e faça o possível para tornar que as falas se tornem bem atraentes.

Além disso, piadas de bom gosto podem ajudar a amenizar o discurso e adicionar diversão. Você pode intercalar esses momentos com períodos mais sérios.

4. Pratique o discurso de formatura

Tudo pronto? Vamos à pratica. Leia e releia o discurso inteiro em frente ao espelho. Uma boa ideia é gravá-lo e assistir a você mesmo. Essa é a hora de testar diferentes entonações para as frases e, até mesmo, pedir a opinião de alguém.

Vale lembrar que você não precisa memorizar cada palavra. O importante é saber a ordem das ideias propostas, para manter o bom fluxo oratório.

5. Cite as pessoas importantes

Quem quer saber como fazer um discurso de formatura completo precisa ter em mente que o agradecimento é vital. Portanto, nada de citar conquistas e desafios sem agradecer às pessoas certas. O discurso de formatura é um espaço para demonstrar gratidão e celebrar a importância das pessoas envolvidas com a conquista do diploma.

Por mais que isso tome tempo, faça um esforço para se lembrar de todos os profissionais especiais e relevantes na jornada da turma, incluindo os colegas de classe que superaram desafios e funcionários que ajudaram em grupos de estudo.

Esperamos que este artigo seja de ótima ajuda! Mas agora que você já leu nossas dicas e já sabe como fazer um discurso de formatura, que tal conhecer quais os cuidados necessários na hora de contratar a equipe de fotografia que registrará esse momento? Afinal, tudo precisa ser registrado da melhor forma possível. Fuja de problemas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *