Anos antes da data, os alunos já começam a organizar esse evento. Afinal, apesar de durar algumas horas, esse evento funciona como um tipo de ritual de passagem tanto para os estudantes quanto para as famílias. Há muitas turmas que não investem em uma festa após a colação, mas nada disso impede que você crie uma recepção de formatura simples por conta própria.

Por isso, nesse artigo, vamos dar algumas dicas para você que não quer deixar a formatura passar em branco e decidiu produzir um evento com a cara e a coragem. Vamos lá?

Recepção de formatura: procure o lugar com antecedência

Como vamos falar mais sobre a recepção, deixando a colação de grau para um outro artigo, imagine que você já definiu a data da celebração. Com isso resolvido, já comece procurar um local para a recepção individual.

Geralmente os alunos fazem isso com dois anos de antecedência. Se você acha muito, fique bem atento porque as opções disponíveis se esgotam num piscar de olhos. Afinal, as formaturas costumam acontecer em períodos parecidos e a procura por salões é muito grande. Caso queira economizar, você pode organizar esse evento em um quintal espaçoso ou terraço.

Selecione os fornecedores

Sua festa vai precisar de serviços contratados por fornecedores. Fotógrafos, decoração, iluminação, buffet, DJ, etc. Analise as opções com calma e priorize conversar pessoalmente com os fornecedores mais interessantes para a proposta do evento.

Nesse momento, é muito importante que você tenha uma listagem com o que agrada. Tudo vai depender do estilo do seu evento. Não se esqueça que essa festa costuma ter a presença de familiares, portanto, a opinião dos seus pais será bem-vinda.

Monte a lista de convidados

A lista de convidados é um passo fundamental, pois a quantidade de pessoas convidadas ajudará você a adequar os serviços necessários como número de mesas, tamanho do salão, garçons e buffet. Locais muito espaçosos exigirão um investimento mais pesado em decoração. Então o melhor será optar por um salão do tamanho exato da sua necessidade.

Muita gente passa sufoco na hora de fazer a lista. A dica é valorizar as pessoas que estão ao seu lado e que participaram da sua jornada universitária de alguma forma.

Considere contratar um recepcionista

O cerimonialista é a pessoa que acompanha os preparativos de eventos. Talvez você esteja se perguntando vale a pena contratar esse profissional para uma recepção de formatura simples, mas tudo vai depender do tamanho da sua festa.

Se você sentir que precisa da ajuda de alguém que conhece os melhores serviços, produtos e procedimentos do mercado, vá atrás desse profissional. Agora, se achar que é possível fazer tudo por conta própria, ou não tiver orçamento para isso, contrate um recepcionista.

Essa pessoa poderá ajudar com o mapa de distribuição das mesas, verificação dos convites, conferindo alguns pedidos e outras tarefas acordadas.

Esperamos que nossas dicas tenha ajudado você a decidir se consegue dar conta do recado. Muitas vezes, uma recepção de formatura simples pode ser muito mais simbólica e divertida do que investir rios de dinheiro em uma festa cara que poderá trazer muito mais dores de cabeça.

Boa sorte na sua decisão e aproveite o momento para fazer um discurso de formatura impressionante! Confira nossos conselhos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *