A maior parte dos universitários olham para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como um verdadeiro martírio. Por mais que a própria universidade dê as orientações sobre como fazer TCC, no último ano da faculdade o desespero cresce, principalmente para quem deixa tudo para última hora.

E aí? Não sabe como encaixar na sua agenda atual a elaboração de um texto de 50 páginas todo referenciado e coeso? Quer saber como fazer seu trabalho em pouco tempo e com qualidade? Confira dicas práticas neste artigo!

Escolha um tema que você goste muito

Para escrever o TCC em tempo rápido, procure um tema que você tem afinidade. Pense naquilo com o que você já trabalha, ou gosta bastante. Essa decisão ajudará a poupar tempo dedicado à pesquisa, além de facilitar o desenvolvimento da escrita.

Lembre-se que esse tema precisa ter a ver com o seu curso. Caso contrário, você poderá sofrer para encontrar referências que sustentem a ligação entre o assunto e a graduação. Isso pode custar pontos na entrega do TCC.

Procure um orientador que você tem afinidade

A escolha do orientador é essencial. Fuja do professor que reprovou você, e daquele com o quem você discutiu muito. Selecione de acordo com afinidades e com a temática escolhida. Um professor que já conhece você poderá compreender melhor seus pontos positivos e negativos como estudante, oferecendo dicas válidas.

Não vá atrás de referencial teórico antes da estrutura

Muitos universitários acham que sabem como fazer TCC antes mesmo de começar. Assim, acumulam um monte de referências antes de saberem qual a estrutura do texto. Isso é uma perda de tempo. Não corra atrás de referencial teórico inútil. Antes de pesquisar conteúdo sobre o tema, elabore a estrutura básica do TCC.

Defina a estrutura rápida

O ideal é que essa etapa seja feita com o seu orientador. Se não for possível, reflita sobre o seu objeto e como vai apresenta-lo no trabalho. Por exemplo, se for falar sobre a Liberdade de Expressão, use um capítulo para conceituar a lei, trace um histórico e ressalte a importância do tema para a sociedade.

Depois, aponte como ela tem sido aplicada e qual a efetividade. Na conclusão, discuta sobre os desafios e avanços do objeto da proposta. Uma vez que o caminho for traçado, evite desvios. Mantenha o foco em poupar o tempo.

Mesmo com pressa, não copie

Sabemos que o prazo curto intensifica a tentação da cópia. Mesmo assim, não ceda. Um mínimo plágio poderá condenar seu trabalho inteiro e levar você à reprovação.

Com o alto número de plágios, as universidades estão cada vez mais intransigentes com essa prática. Além disso, a banca consegue detectar cópias com muita facilidade, incluindo, inclusive, a ajuda de softwares específicos.

Escreva o TCC com as suas próprias palavras. Você pode (e deve) fazer citações e todas as devidas referências. Porém, não deixe de dar o seu próprio tom à narrativa. Você é capaz de criar um trabalho que trará orgulho e boas notas! Mãos à obra.

Aproveitando este artigo sobre como fazer TCC, como anda seu estágio? Está com dificuldades de encontrar uma boa oportunidade na linha final da graduação? Dê uma olhada neste artigo e confira conselhos únicos.

Comentários

1 thought on “Como fazer tcc rápido fácil e com qualidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *