A equipe responsável por organizar uma formatura precisa lidar com a contratação e administração de uma série de itens em uma correria complicada. Dentre os serviços que exigem mais cuidado na hora da escolha estão as fotos de formatura. Afinal de contas, elas representam os registros físicos que vão eternizar um momento tão especial, e você precisa garantir que tudo funcione bem.

Se você e seus colegas têm dúvidas sobre o que saber antes de assinar contrato com uma empresa, separamos nesse artigo algumas dicas preciosas. Elas ajudarão sua busca pelo fornecedor ideal. Acompanhe!

O que observar antes de contratar uma empresa de fotos de formatura?

Recomendações e indicações

O primeiro passo antes de contratar um serviço do tipo é validar as indicações do fornecedor. Hoje em dia, com todo o advento das redes sociais, fica muito mais fácil verificar recomendações e comentários na Internet sobre um trabalho de fotografia. Procure conhecer o trabalho dos fotógrafos e saber se eles já têm experiência com esse tipo de evento.

Equipamentos que serão usados no dia do evento

Por mais que você não tenha conhecimento sobre os equipamentos que serão utilizados para as fotos de formatura, é importante demonstrar esse interesse muito antes da cerimônia. Você pode repassar as informações para amigos que entendam do assunto.

Peça ajuda para checar o nível de qualidade da empresa. Outro ponto essencial é a quantidade de profissionais que atenderão no dia evento. Alinhe a quantidade de formandos com o número de fotógrafos para não perder nenhum clique.

Entrega do material com tratamento

O tratamento das imagens também é um quesito relevante que merece ser discutido antes. Quando se trata de fotografia profissional, muitas vezes é preciso fazer cortes e retoques de coloração para que o álbum fique o mais perfeito possível. Para evitar problemas, verifique se esse serviço já está incluso no valor do orçamento.

E se os convidados quiserem levar câmeras e fotografar?

Ninguém está afim de passar por surpresas desagradáveis na formatura, certo? Os serviços de filmagem merecem uma cláusula que mencione se os familiares e convidados poderão utilizar máquinas fotográficas e filmadoras próprias.

Além disso, precisa ser definido com antecedência se os alunos poderão recusar o álbum completo ou uma quantidade mínima de fotos, caso não gostem do trabalho.

Os membros da comissão devem exigir que os preços de álbuns de fotos e cópias de vídeos sejam firmados em contrato, deixando claro que a aquisição não é obrigatória. Segundo o código de defesa do consumidor (Arts. IV e Art. 39I e X), o ato de obrigar o consumidor a guardar uma recordação somente mediante uma aquisição obrigatória é uma prática abusiva.

Quais momentos serão fotografados?

Por último, vale a pela lembrar de acertar com o fornecedor quais momentos entrarão em foco. O orçamento precisa ser feito considerando toda essa parte. Porém, apesar disso parecer óbvio, faça questão de rever esses detalhes para ter a certeza de que está tudo devidamente alinhado. Os momentos essenciais são:

  • Ensaio pré-formatura
  • Colação de grau
  • Festa de formatura

Com base nisso, discuta preços, faça comparativos e deixe a turma ciente de quais serão as partes registradas.

E aí? Está pronto para contratar uma empresa para realizar as fotos de formatura? Se você seguir nossas dicas, temos certeza que o seu evento será coberto da melhor maneira possível. E por falar em formatura, você já pensou em coroar esse momento com um anel especial? Confira nosso artigo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *