Quem está prestes a sair da graduação em busca do sucesso profissional costuma esbarrar na dúvida sobre o que fazer quando a faculdade acabar? Vale a pena investir na pós-graduação? E o mestrado?

As dúvidas para os recém-formados são muitas e é importante saber que a graduação não é o fim. Se você está prestes a terminar essa etapa, saiba que ela é o início de uma jornada voltada para especialização, experiência e aperfeiçoamento.

Continue acompanhando este artigo para conferir alguns conselhos importantes e correr atrás de uma carreira com tudo para ser promissora.

Saiba onde você quer chegar

Antes de decidir qual será o seu próximo passo, você precisa responder com clareza as seguintes perguntas:

  • Quem é o profissional que eu quero ser?
  • Onde quer chegar?

Sem ter uma ideia clara do que você quer fazer da vida, suas chances de se perder no meio da carreira são muito grandes. Algumas profissões estão mais ligadas à academia e pedem dedicação ao mestrado, doutorado e pós-doutorado. No entanto, a maior parte quer saber da experiência profissional.

O ideal é que como recém-formado você possa se familiarizar com sua área de atuação por algum tempo, antes de direcionar seus estudos para uma determinada especialidade.

Entenda o mercado de trabalho da sua área

Um coisa em comum na maioria das áreas de atuação é a importância da experiência prática. Quem já trabalha acaba se sobressaindo nas entrevistas de emprego. Sem contar que é a experiência de trabalho que pode ajudar você a enxergar os gaps da profissão.

Quer saber o que fazer quando a faculdade acabar? Estude continuamente o mercado em que você deseja atuar. Não desanime com a força da concorrência. Se experiência for mandatória, vá atrás disso.

É por isso que os estágios são muito importantes durante a graduação. Se você não conseguiu se manter em um estágio no último período, tente trabalhar como voluntário em sua área. Se a sua área for mais acadêmica foque na sua linha pesquisa e mãos à obra.

Saiba quanto vale a qualificação acadêmica

Quando se fala no término da faculdade, todo mundo já pensa no mestrado, doutorado e MBA. No entanto, é preciso conhecer o peso da qualificação acadêmica para a profissão desejada.

Na maioria dos casos, o mercado entende que quem conseguiu se tornar mestre ou doutor tem qualificação. Ao mesmo tempo, essa valorização não consegue superar o peso da experiência prática. Para muitas áreas, mais vale um candidato só com experiência do que um só com mestrado. Quando a qualificação é exigida, entre um com pós e um com mestrado, a vaga costuma ficar com o mestre.

Vale lembra que o jovem millennial tem muito mais chances de rejeitar as trajetórias lineares e correr atrás do que traz significado e felicidade. Você não precisa se preocupar em subir degraus de modo tradicional. Também não tenha medo de experimentar coisas diferentes e tornar sua vida profissional mais significativa. Valorize suas experiências e tire o máximo de proveito de cada uma delas.

Gostou deste artigo? Então aproveite para conferir nosso outro post e descobrir se a pós-graduação juntamente com a graduação é viável.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *